Animador 3D de Capão Bonito participa da produção da série 'O Incrível Circo Digital'
Entre cliques, frames e renderizações em softwares avançados, um animador 3D, de Capão Bonito, interior de São Paulo, conquistou a oportunidade de participar da produção de séries animadas de um estúdio internacional, que além de ter um espaço em streamings, também acumulou mais de dois bilhões de visualizações no Youtube. Veja um trecho do trabalho acima.
O animador Vynicius de Oliveira, de 19 anos, que prefere ser reconhecido pelo nome artístico Bonxy, é uma das mentes responsáveis por animar a série “The Amazing Digital Circus”, traduzida como “O Incrível Circo Digital”, que apenas no episódio piloto, acumula mais de 390 milhões de acessos na internet.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A série que mudou a vida profissional do jovem foi lançada em 2023 e conta a história de uma mulher humana que ficou presa dentro de um mundo virtual em um novo corpo. O lugar é um Circo Digital e, dentro dele, a protagonista e outros cinco personagens com aparências dignas de videogames precisam enfrentar desafios para tentar escapar, incluindo vencer as loucuras de uma Inteligência Artificial.
Animador 3D de Capão Bonito (SP) participa da produção da série 'O Incrível Circo Digital'
Glitch Productions/Reprodução
O projeto atualmente conta com 18 idiomas disponíveis para legenda e pelo menos 21 faixas de áudio de dublagem. No Brasil, fazem parte do elenco os dubladores Guilherme Briggs, Fernanda Baronne, Angélica Santos entre outras referências da área.
Autodidata, o rapaz aprendeu a lidar com softwares de animação sozinho vendo tutoriais do YouTube. Ao g1, ele contou que sua profissão surgiu a partir deste hobby que tinha na infância, pois sempre gostou de trabalhar com animações 3D de histórias com mundos fantásticos.
“Sempre gostei de fazer (animação) desde muito novo. Comecei fazendo videoclipes baseados no jogo ‘Five Night's at Freddy's’, como hobby, postando as animações no YouTube, até que eventualmente oportunidades de trabalho freelance foram aparecendo, enquanto trabalhava em melhorar minhas habilidades”, disse o rapaz.
Personagens da série animada 'O Incrível Circo Digital'
Glitch Productions/Reprodução
Enquanto buscava aperfeiçoar suas técnicas de animação 3D, Bonxy costumava se juntar com os amigos, que também são artistas visuais, para criar projetos independentes, inclusive, um deles baseado na série que anima atualmente.
“Decidi começar a criar um curta feito por fã, baseado na ‘Digital Circus’, focando na história do personagem ‘Kaufmo’ e no que aconteceu com ele antes dos eventos do episódio piloto. Decidi me juntar com um grupo de artistas próximos como o Juan Carlos de Paula Fernández, ajudando no ‘rigging’ e composição, Nathan de Sales Messias, Luiz Marcelo de Lima Coelho Júnior, ajudando na modelagem, Emanuella Loback Dionisio ajudando nas artes 2D e o dublador Luis Henrique de Oliveira interpretando o personagem principal”, contou.
O termo “rigging” usado pelo artista se refere a estrutura esquelética feita para identificar ossos virtuais, que permitem que o modelo em desenvolvimento se mova, segundo a Adobe.
Este projeto de fã demorou mais de oito meses para ficar pronto. A direção, produção, trilha sonora e animação 3D foi feita por Bonxy e o projeto foi recebido de forma positiva pelo público. Atualmente, o curta-metragem tem mais de 5 milhões de acessos.
Curta de fã feito pelo animador 3D de Capão Bonito (SP) conta a história do personagem ‘Kaufmo’, da série 'O Incrível Circo Digital'
Bonxy/Reprodução
Trabalho com a Glitch Productions
Com o sucesso do curta que desenvolveu com a ajuda dos amigos, o artista do interior paulista conseguiu uma vaga para trabalhar em um estúdio de produção de animes em 3D, até que representantes da Glitch Productions, produtora de animação independente que tem sede na Austrália, entraram em contato e lhe fizeram outra proposta de trabalho.
“Após um ano, entrei através de um processo seletivo e o nosso curta ajudou bastante nesse processo. Eu atuo atualmente na empresa como animador 3D, meu papel é trazer os personagens a vida com movimentações e atuações” explicou.
O rapaz recebe comissões em dólares australianos pelo trabalho, que é sua principal fonte de renda, e se comunica em inglês com os colegas da equipe.
O trabalho de bonxy é feito de forma remota, mas acredita que está servindo como exemplo para os novos profissionais de animação 3D que sonham em poder trabalhar com estúdios que admiram. Para o futuro, o jovem também contou que considera fazer uma faculdade de cinema e audiovisual.
“É muito bacana poder ajudar nesse projeto que eu curto tanto e, no caminho, inspirar outras pessoas que também tem interesse na área, faz tudo valer a pena”, declarou.
Trecho do trabalho de animação 3D do episódio 6 da série 'O Incrível Circo Digital'
Bonxy/Reprodução
Próximo lançamento
Com exclusividade ao g1, o animador e sua equipe divulgaram um teaser do seu próximo trabalho de animação chamado "Upside Down", que tem previsão de estreia para 2026. Assista abaixo.
Animador 3D de Capão Bonito divulga teaser inédito de série animada
A história é sobre três estudantes que não se dão tão bem, mas acabam caíndo dentro de uma fonte que os leva para outro mundo, que é desconhecido e, aparentemente hostil. Agora o grupo tenta achar uma saída mas não sabem apenas são parte de um plano maior, de alguém que se vê como o um ser divino.
"Estamos bem contentes, achamos que vai ser bem legal para a cena de animação 3D independente no Brasil e esperamos apenas que as pessoas gostem do nosso projeto e fiquem para acompanhar o resto dessa história que queremos contar", finalizou.
Animador 3D de Capão Bonito (SP) trabalha de forma remota para produtora independente com sede na Austrália
Bonxy/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM