G1

Ataque israelense contra chefes do Hamas reunidos no Catar é criticado pelo secretário-geral da ONU


Israel bombardeia integrantes do Hamas no Catar

Um bombardeio israelense no Catar matou cinco integrantes do grupo terrorista Hamas.

Uma câmera de segurança flagrou o momento exato do ataque em Doha. As Forças de Defesa de Israel afirmaram ter feito um ataque preciso, para evitar danos a civis, e que o alvo eram chefes do Hamas - incluindo Khalil al-Hayya, o principal negociador do grupo terrorista. O Hamas disse que o filho dele e mais quatro integrantes morreram, mas que a alta cúpula sobreviveu.

Uma TV israelense afirmou que o governo de Israel só avisou o dos Estados Unidos depois de lançar a operação. Uma base americana no Catar detectou os caças israelenses a caminho e perguntou ao comando israelense o que estava acontecendo. O presidente americano, Donald Trump, ainda mandou avisar o governo do Catar. Mas, segundo o governo em Doha, o alerta chegou junto com as explosões.

A porta-voz da Casa Branca lamentou o ataque no território de um aliado na região, mas disse que o objetivo de eliminar o Hamas era válido. O governo do Catar classificou o ataque como covarde e uma violação das leis internacionais. O Egito, que junto com o Catar tenta mediar uma solução para o conflito, também condenou. Assim como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Irã, Líbano, Turquia, Reino Unido, França e Espanha.

O chefe das Nações Unidas falou em flagrante violação da soberania e da integridade territorial do Catar. António Guterres frisou que “todas as partes devem trabalhar para alcançar um cessar-fogo permanente, não para destruí-lo”.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a operação desta terça-feira (9) pode abrir as portas para o fim imediato da guerra. Ele também se dirigiu aos palestinos:

"Os terroristas não se importam com vocês. Eles se escondem e usam vocês como escudos humanos", disse Netanyahu.

E completou:

"Façam as pazes conosco, e prometemos a vocês um futuro diferente”.

Enquanto isso, os militares israelenses ordenaram a retirada total da população da Cidade de Gaza. Aviões israelenses lançaram panfletos, avisando que o Exército vai agir com força total.

Israel bombardeia integrantes do Hamas no Catar

Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM

Israel bombardeia Doha e diz que alvos eram chefes do Hamas; Catar fala em violação de leis internacionais

ONU diz que ataque de Israel ao Catar é violação 'flagrante' de soberania territorial; papa também condena

Israel diz que atuará com 'grande força' na Cidade de Gaza e joga panfletos com ordens de evacuação; moradores protestam

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.