G1

Ataque 'maciço' da Rússia com mísseis causa fortes explosões na capital da Ucrânia


Moradores de Kiev buscam proteção em estações de metrô durante ataque russo, em 27 de agosto de 2025

REUTERS/Alina Smutko

Uma série de explosões foi ouvida na capital da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (28), pelo horário local. Autoridades alertaram para um ataque russo com mísseis contra Kiev.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

As explosões iluminaram o céu e formaram uma coluna de fumaça. Um jornalista da AFP ouviu sons que indicavam a presença de drones.

Autoridades locais reportaram danos em três bairros de Kiev, que, segundo o prefeito Vitali Klitschko, foi alvo de "um ataque maciço", que deixou um morto e quatro feridos.

O chefe da administração militar da capital ucraniana, Timur Tkatchenko, mencionou no aplicativo Telegram "um ataque balístico russo", que causou, entre outros danos, um incêndio em um jardim de infância e em um prédio residencial.

Moradores buscaram abrigo no metrô, enquanto acompanhavam as notícias pelo Telegram. Vários deles levaram sacos de dormir.

Durante a madrugada, um alerta aéreo vigorava em todo o território ucraniano. Fora da capital, a empresa ferroviária do país também reportou "um ataque maciço" da Rússia, que causou cortes de energia no centro do país e atrasos.

Os ataques na Ucrânia e na Rússia continuaram nos últimos dias, apesar da atividade diplomática intensa para tentar encerrar a guerra, iniciada em 2022.

LEIA TAMBÉM

VÍDEO: Senadores trocam tapas e empurrões durante sessão no México

Milei é retirado às pressas de carreata após ataques com pedras e confusão

VÍDEO: EUA divulgam imagens de navios de guerra em operação no Atlântico em meio a envio de frota para perto da Venezuela

Presidente da Ucrânia Volodimyr Zelensky reafirma que não vai ceder territórios à Rússia

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.