Torre de transmissão de energia elétrica
Ueslei Marcelino/Reuters
Operações da principal concessionária de energia elétrica do Vale do Paraíba já flagraram quase mil casos de furto de energia nas cidades da região neste ano.
De acordo com a EDP, foram flagrados 923 casos entre janeiro e julho deste ano. Os furtos desviaram 5.982 megawatt-hora de energia elétrica, quantidade capaz de abastecer a cidade inteira de Canas, que tem 5 mil habitantes, por um mês.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As cidades da região com maior número de casos neste ano são:
Pindamonhangaba: 254 ocorrências
São José dos Campos: 200 ocorrências
Caçapava: 96 ocorrências
Caraguatatuba: 88 ocorrências
São Sebastião: 48 ocorrências
Crime
O furto de energia elétrica é um crime previsto no Código Penal, que prevê multa e pena de um a quatro anos de prisão. Além disso, o responsável pelo furto deve arcar com a cobrança de toda energia não faturada durante a irregularidade.
Riscos
De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), a ligação clandestina é uma das maiores causas de morte no país relacionadas à energia elétrica.
A EDP alertou ainda que, além do risco à vida, o furto de energia elétrica causa sobrecarga em toda a rede, com oscilações no fornecimento e danos a aparelhos elétricos.
Outro problema causado pelo furto é que a tarifa de energia elétrica cobrada dos consumidores também abrange os prejuízos sofridos pela concessionária com a ligação clandestina.
“O trabalho da EDP de combate ao furto de energia tem como objetivo coibir a prática ilegal, que coloca em risco a vida da população, impacta na qualidade do fornecimento de energia aos clientes e traz prejuízos à toda sociedade”, explicou a concessionária.
Denúncia
Moradores do Vale e região que souberem de residências ou estabelecimentos que furtem energia elétrica podem denunciar à EDP por meio dos canais:
site: www.edponline.com.br
aplicativo: EDP Online
telefone: 0800 721 0123
também é possível denunciar presencialmente nas agências da concessionária
Aumenta prejuízo por furto de energia em Bragança Paulista e Vargem
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina