G1

Dom Pedro Cunha Cruz é empossado como bispo de Nova Friburgo em missa solene


Dom Pedro Cunha Cruz é o novo bispo de Nova Friburgo

CNBB

Desde o último sábado (23), a Diocese de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, já conta com um novo bisco diocesano. A cerimônia de posse ocorreu na Catedral de São João Batista e contou com a presença de religiosos, fiéis e autoridades civis.

Estiveram presentes o arcebispo metropolitano de Niterói, cardeal Dom José Francisco Rezende Dias, além de bispos de outras dioceses e numerosos sacerdotes, incluindo representantes da Diocese da Campanha (MG), onde Dom Pedro atuava até então.

📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.

Após a posse, uma procissão conduziu os fiéis até o ginásio do Colégio Santa Paula Frassinetti, onde foi celebrada a Santa Missa diante de uma multidão. Durante a homilia, Dom Pedro destacou que sua missão episcopal será marcada pela esperança, comunhão e espírito missionário.

“Sonho com uma Igreja toda missionária”, afirmou, inspirando-se em palavras do Papa Francisco e convocando os fiéis a assumirem corresponsabilidade na evangelização.

No encerramento, o administrador diocesano, padre Jorge, agradeceu e deu boas-vindas em nome do clero. Representantes do laicato também manifestaram alegria com a chegada do novo bispo, em um clima de unidade e esperança para a Igreja local.

Trajetória

Nascido em 16 de junho de 1964, no Rio de Janeiro, Dom Pedro Cunha Cruz foi ordenado sacerdote em 1990. Doutor em Filosofia e mestre em Teologia Fundamental, atuou como pároco, diretor de seminário, professor universitário e bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em 2015, assumiu a Diocese da Campanha, em Minas Gerais.

No dia 2 de julho de 2025, o Papa Leão XIV nomeou Dom Pedro como novo bispo da Diocese de Nova Friburgo, transferindo-o da Campanha para assumir o governo pastoral da Igreja local.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de saudação, afirmando confiar que sua presença “seja sinal de esperança e renovação para os fiéis, presbíteros, religiosos e leigos que agora o acolhem como pastor e irmão”.

RJ1: Veja na íntegra a edição desta quarta-feira 27 de agosto de 2025

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.