G1

Filhotes de saruês são resgatados após mãe ser atacada por cachorro no litoral de SP; VÍDEO


Filhotes de saruês são resgatados após mãe ser atacada por cachorro em Guarujá, SP

Sete filhotes de gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), conhecidos como saruês, foram resgatados em um condomínio de Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (9), os moradores da região relataram que a mãe dos animais foi morta por um cachorro.

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da cidade foi acionada para atender a ocorrência no Condomínio Jardim Acapulco, na última quinta-feira (4). As imagens, obtidas pelo g1, mostram os filhotes em uma caixa (assista acima).

✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

De acordo com a administração municipal, a equipe do GDA realizou o resgate e deixou os filhotes aos cuidados dos veterinários do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Orquidário de Santos (SP).

O g1 tentou contato com a administração do condomínio para mais informações sobre a morte da mãe dos saruês, mas não a localizou até a última atualização desta reportagem.

Filhotes de saruês são resgatados após mãe ser atacada por cachorro em Guarujá (SP)

Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Perigo

Em outubro de 2023, um saruê foi resgatado em uma empresa de reciclagem, também em Guarujá, e pareceu sorrir para a foto. Na ocasião, o biólogo Jorge dos Santos informou ao g1 que é bom mantê-los afastados, principalmente de animais domésticos.

De acordo com o especialista, a espécie é atraída por resíduos domésticos, como alimentos descartados de maneira irregular. Ainda segundo ele, os gambás-de-orelhas-pretas têm uma dentição muito afiada e forte, mas não são considerados animais perigosos.

Saruê estava em empresa de reciclagem de Guarujá, SP

Guarda Civil Ambiental de Guarujá

O que é um saruê?

O saruê é um marsupial, o animal tem uma espécie de bolsa no ventre. Ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, eles encontram as mamas.

Sob forte estresse, ele pode exalar mau cheiro – já que se trata de um gambá. É um importante agente disseminador de sementes, ele ajuda a recuperar ambientes degradados na natureza.

Com a redução das áreas de Cerrado, o saruê acaba se adaptando ao ambiente urbano onde encontra comida facilmente. Mas não deve ser criado como animal doméstico.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.