Florianópolis, vista aérea do Centro e das pontes Pedro Ivo, Colombo Salles e Hercílio Luz
Allan Carvalho/PMF
Florianópolis conquistou pelo terceiro ano consecutivo o posto de cidade mais competitiva do Brasil, de acordo com análise do Ranking de Competitividade dos Municípios, que divulgou os dados da quinta edição nesta quarta-feira (27).
O estudo feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) comparou 418 cidades brasileiras e se baseou em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, que avaliam desde a sustentabilidade fiscal até a qualidade da saúde e educação, além de infraestrutura, segurança e dinamismo econômico.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A capital foi destaque em inovação e dinamismo econômico (com o 1º lugar entre todos os municípios brasileiros), capital humano (3º lugar), qualidade da saúde (11º lugar) e inserção econômica (14º lugar).
Ainda, indicadores ligados ao emprego, como a renda média do trabalho formal e a qualificação dos trabalhadores em emprego formal, aparecem em destaque, em segundo e terceiro lugar no ranking, respectivamente.
"Uma cidade eficiente é aquela que consegue gerar efeitos positivos e transformar a realidade da sociedade a partir de políticas públicas baseadas em dados, com um uso racional de recursos. Esse trabalho se torna ainda mais importante em ano eleitoral. O Ranking é uma ferramenta primordial para nortear as gestões dos novos prefeitos nos quatro cantos do país”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.
Entre as 100 cidades mais competitivas do Brasil, 11 são de Santa Catarina, sendo elas:
Jaraguá do Sul (12ª)
Blumenau (14ª)
São Bento do Sul (20ª)
Criciúma (23ª)
Balneário Camboriú (34ª)
Joinville (44ª)
Chapecó (51ª)
Concórdia (62ª)
Itajaí (69ª)
Brusque (78ª)
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias