G1

Hemocentro de Botucatu alerta sobre a queda nas doações de sangue no período de carnaval; veja como ajudar


Os tipos O- e A- estão em estado crítico e são insuficientes para suprir três dias de demanda. Outras unidades da região estão recebendo doações. O Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu faz

Reprodução / TV TEM

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) fez alerta sobre a crítica escassez de bolsas de sangue durante o período de carnaval.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

A instituição observou que as doações tendem a cair nesse período, enquanto a demanda por sangue nas unidades hospitalares cresce. Além do aumento nos casos de acidentes, a alta nas emergências e os atuais casos de dengue elevam ainda mais a necessidade de reposição de estoques.

Cláudio Lucas Miranda, diretor do Hemocentro, disse, em entrevista à TV TEM, que as tipagens sanguíneas mais afetadas são A+, A-, O+ e O-, com atenção especial para os tipos O- e A-, que estão em níveis críticos, e podem ser insuficiente para suprir a demanda nos próximos três dias.

Hemocentros fazem campanha para reforçar estoque antes do carnaval no interior de SP

No entanto, ele ressalta que todas as tipagens são essenciais, especialmente para a doação de plaquetas, que também são vitais nesse período.

Para colaborar com a manutenção dos estoques, o Hemocentro realiza coletas de sangue nestas sexta-feira (28) e no sábado (1º) no campus da Unesp Botucatu, com reabertura na quarta-feira (5) em horário normal.

Com a proximidade do carnaval, hemocentros do centro-oeste paulista alertam para estoques baixos; saiba como doar

Além disso, outras unidades da região também estão recebendo doações, como o Hemonúcleo do Hospital de Base em Bauru e o Hemocentro em São José do Rio Preto. (Veja aqui os endereços de outros bancos de sangue).

A doação é aberta a pessoas entre 16 e 69 anos, com alguns requisitos de saúde e documentação, como documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH.

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.