G1

Incêndio há 3 dias ameaça parque nacional com rios cristalinos e cânions milenares em MS


Incêndio há três dias ameaça 'Tailândia brasileira'; fumaça se espalha pela serra

Um incêndio que já dura três dias ameaça a biodiversidade do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. Os focos, que seguem ativos neste domingo (14), atingem áreas próximas à unidade de conservação, conhecida como "Tailândia brasileira" por seus rios cristalinos e cânions milenares. Veja o vídeo acima.

O combate ao incêndio começou na manhã de sexta-feira (12), perto de um ponto turístico às margens do rio Salobra. Na madrugada deste domingo (14), bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuaram até 3h para conter as chamas. O fogo avança rápido devido os ventos fortes e da vegetação seca.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

O chefe do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Sandro Pereira, afirmou que o trabalho tem sido contínuo e intenso. Ele afirmou que as chamas ainda não atingiram a área federal do parque. Bombeiros e brigadistas do ICMBio trabalham juntos para controlar o fogo. A fumaça densa é visível em vários pontos da serra.

"Durante a madrugada, o fogo que estava em duas áreas que ameaçavam o Parque Nacional foram isolados. Enquanto tiver fogo, pode ter uma reignição. Temos que fazer rescaldo e só fazemos quando não tem o incêndio grande. Conseguimos minimizar os riscos, mas os riscos existem e só serão isolados quando fizermos o trabalho de rescaldo e monitoramento", explica Sandro.

Uma equipe do Grupamento de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) do Corpo de Bombeiros de Bonito foi enviada para o primeiro atendimento, com reconhecimento da área e início dos trabalhos de contenção.

Segundo os bombeiros, o acesso ao local é muito difícil. A área tem relevo acidentado e morros, o que impede a aproximação de viaturas. O combate está sendo feito a pé, com bombas costais e abafadores.

LEIA TAMBÉM

'Tailândia brasileira': parque em MS tem rios esmeraldas e cânions que guardam história milenar

'Mundo perdido': Buraco milenar abriga 120 araras-vermelhas e mais de 150 espécies de aves e répteis

Devido à dificuldade de acesso e da intensidade do fogo, o Corpo de Bombeiros de Bonito pediu reforço à unidade de Campo Grande. Duas equipes do GCIF foram enviadas para apoiar a operação.

Como o incêndio ocorre perto do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, 20 brigadistas do ICMBio também estão atuando no combate e monitoramento do fogo.

Início do incêndio

O gerente do balneário Refúgio Canaã, Rafael Ramalho, disse ao g1 que o incêndio começou por volta das 7h de sexta-feira (12), em uma propriedade vizinha. Pouco depois, as chamas chegaram à área do balneário.

Os bombeiros foram acionados e chegaram ao local por volta das 13h. As equipes construíram linhas de contenção para proteger o entorno do Refúgio Canaã e impedir que o fogo avançasse.

A causa do incêndio ainda não foi identificada.

Tailândia brasileira

'Tailândia brasileira': Serra da Bodoquena tem rios cristalinos e rochas milenares

Águas cristalinas de cor verde-turquesa e paredões rochosos de até 90 metros. Um cenário que pode fazer qualquer visitante pensar que está na Tailândia. Porém, as belezas estão no Centro-Oeste brasileiro, no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. A área protegida tem 77 mil hectares e fica no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Veja o vídeo acima.

O parque se estende pelos municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim, e é o único parque federal totalmente dentro do território de Mato Grosso do Sul.

A área do parque fica no Cerrado, mas também abrange fragmentos de Mata Atlântica. Essa mistura enriquece ainda mais a biodiversidade do local. Lá, também existem formações geológicas como cavernas, grutas, sumidouros, dolinas e cachoeiras, que surgiram há cerca de 500 milhões de anos, segundo o ICMBio. O Parque abriga fauna e flora nativas:

🌊Rios - água de cor verde-turquesa;

🌳Flora - Vegetação nativa com espécies de árvores como aroeira, peroba, gonçalo-alves, pau-alazão, jatobá-mirim, amora branca;

🐆Fauna - Presença de onças-pintadas, tamanduás-bandeira, harpia, lobo-guará, suçuarana, arara-azul-grande, ariranha;

🏞️Beleza cênica - Grutas, cavernas e nascentes em formações calcárias;

⛰️Turismo - Trilhas, áreas de banho e passeios de aventura.

Serra da Bodoquena fica nos municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.

Arte/g1

Combate as chamas na Serra da Bodoquena.

Sandro Pereira/Arquivo Pessoal

Incêndio ameaça Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

CBMMS/Reprodução

Fumaça se espalha pela área da Serra da Bodoquena.

CBMMS/Reprodução

Serra da Bodoquena, a "Tailândia brasileira".

ICMBio/Reprodução

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.