Florada dos Ipês encanta moradores da região
Um ipê considerado raro tem chamado a atenção de moradores do bairro Urbanova, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Às vésperas da primavera, o florescer da árvore na cor branca é uma das atrações aos moradores.
Segundo a bióloga Walderez Moreira, o ipê branco é considerado raro devido a uma florada mais tardia e flores delicadas.
“O amarelo e o roxo são uns dos maiores e pode ser plantado em rua porque a raiz é profunda, só tem que tomar cuidado com a altura, por causa da fiação. Já o branco é um ipê mais raro porque ele dá a florada mais tardia e essa florada é curta. As flores são muito delicadas”, explicou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em um condomínio no bairro da zona oeste, o ipê branco já ganhou até um apelido: ‘Noivinha do Urbanova’. O responsável por apelidar a árvore foi o advogado Antenor Barbosa, que faz vários registros da árvore.
Ipê ‘raro’ floresce e chama atenção de moradores em São José: ‘Presente de Deus’
Antenor Barbosa/Vanguarda Repórter
Para a designer de interiores, Vanessa Costa, a vantagem de conseguir ver o florescer do ipê é uma dádiva.
“Aqui eu acho que a gente tem essa vantagem de ter uma vista ainda de natureza, de chegar na varanda e ver a copa das árvores, aí a gente escuta os passarinhos, a gente vê os passarinhos se movimentarem, e as flores que são um presente de Deus. Deixam a gente se achando privilegiado”, pontuou.
Segundo a bióloga, a temporada dos ipês começa geralmente em maio, finalizando entre outubro e novembro.
Os primeiros a florir são os roxos e os rosas, seguidos pelos amarelos, os brancos e os verdes.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina