G1

Ladrão com pelo menos 87 passagens pela polícia foi detido pela primeira vez aos 10 anos e levado dez vezes para o Degase


Ladrão com pelo menos 87 passagens pela polícia foi detido pela primeira vez aos 10 anos e levado dez vezes para o Degase

Patrick Rocha Maciel, suspeito de 21 anos preso nesta segunda com pelo menos 87 anotações criminais, foi apreendido pela primeira vez aos 10 anos de idade e passou 12 vezes pelo sistema socioeducativo do Rio.

Nesta segunda-feira (18), ele foi encontrado escondido no forro de uma loja na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Patrick não teve pai, de acordo com seus documentos, e foi abandonado pela mãe, que já foi investigada por maus-tratos e abandono de incapaz.

Desde que completou 18 anos, Patrick teve pelo menos 20 anotações criminais que geraram processos na Justiça:

13 por furto

3 por porte de arma branca

2 por roubo

Na primeira vez que foi preso, aos 18 anos, Patrick foi liberado na audiência de custódia e ganhou liberdade provisória para cumprir medidas cautelares.

Patrick teria pedido ajuda: gratuidade para a emissão dos documentos, atendimento assistencial. e ajuda para comprar a passagem de volta para casa.

Ele recebeu um encaminhamento para procurar uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS. Mas o caminho de Patrick foi outro: ele voltou para as ruas e voltou a cometer crimes.

Acompanhe a trajetória de apreensões e prisões de Patrick:

2014: Aos 10 anos, Patrick foi apreendido detido por furtar bicicletas na Lagoa Rodrigo de Freitas

2014: No mesmo ano, foi apreendido por furtar um cordão de ouro de uma mulher na rua

2017: Aos 13 anos, o registro na polícia foi por porte de drogas.

2021: Aos 18 anos, foi preso por furtar produtos de uma farmácia. Foi levado a um presídio pela primeira vez.

2024: Dias após ser solto, assaltou uma casa em Ipanema e ameaçou um homem com um espeto de churrasco, além de roubar celular, fone de ouvido, notebook, tênis e uma quantia em dinheiro. Foi preso novamente e ficou quase um ano na cadeia.

2025: Após sair da cadeia, foi preso novamente por cometer 4 furtos em um mês.

Homem com 86 passagens na polícia é preso em Copacabana

Ele havia sido preso no mês passado após furtar apartamentos, uma farmácia e até uma igreja presbiteriana, mas acabou solto após decisão de um juiz que afirmou que não se pode presumir que um suspeito preso voltará a cometer crimes.

"O fato imputado é daqueles cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa. Não se pode presumir que os acusados retornarão a delinquir, posto que no Estado Democrático de Direito não há espaço para exercício de futurologia", diz a decisão.

Patrick tinha três condenações: uma por roubo e duas por furto, todas com penas previstas em regime semiaberto.

Onze dias após ser solto pela última vez, veio a quarta condenação, no dia 4 de agosto: dois anos e cinco meses, também em regime semiaberto.

Defensor e criminalista comentam

Um defensor ouvido pelo RJ2 relatou que o caso de Patrick é algo repetido no sistema socioeducativo e penitenciário do Rio, e que revela uma ausência estatal em todos os sentidos:

"Muitas dessas pessoas, por exemplo, não têm rede de apoio, não têm suporte familiar, não tem rigorosamente ninguém. Só poderiam contar com o Estado, mas o Estado infelizmente não se faz presente ou se faz presente somente em qual momento? No momento da punição", disse Marcos Paulo Dutra, coordenador criminal da Defensoria Pública.

O advogado criminalista Ronny Nunes afirmou que o conceito de reincidência não se aplica para investigações em andamento, e que os casos de Patrick se encaixam em crimes cujas penas são menores de 4 anos.

"O conceito de reincidência do código penal não é o conceito que a maioria das pessoas pensa no dia a dia. Uma pessoa só reincidente quando ela pratica um novo crime depois do trânsito em julgado de uma sentença condenatória por um crime anterior", explicou Ronny Nunes.

Preso em forro de loja

Ladrão com 87 passagens pela polícia é preso de novo, agora escondido no forro de loja em Copacabana

A prisão desta segunda foi feita por policiais militares do 19º BPM (Copacabana), que foram acionados pelo sistema de segurança do estabelecimento.

Segundo a Polícia Militar, ao chegarem ao local, os agentes encontraram a porta da loja entreaberta. Durante a varredura, o homem foi localizado no forro do imóvel, carregando uma bolsa com R$ 768 em espécie.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça

De acordo com a corporação, o homem já possui diversas anotações criminais por furto.

Ainda conforme a polícia, um segundo suspeito, que estaria envolvido no delito, foi localizado nas proximidades e levado para a 12ª DP (Copacabana), onde o caso foi registrado.

Ladrão com 87 passagens pela polícia é preso de novo, agora escondido no forro de loja em Copacabana

Reprodução/TV Globo

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.