Acampamento Farroupilha começa segunda-feira
Com tranquilidade, já podemos chamar setembro de "Mês Farroupilha". Pela primeira vez, duas cidades vizinhas tem uma programação que, unida, terá 27 dias ininterruptos de atividades.
Em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha começou nesta segunda-feira (1º). De forma inédita, a organização da maior festa gaúcha do estado decidiu antecipar o início do evento, embora a abertura oficial e a chegada da Chama Crioula ocorram no próximo domingo (7).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
"Parte de um pedido dos piqueteiros, que vinham pedindo o início do acampamento já para o dia 1º. Isso acaba impactando o comércio, a economia criativa e toda essa engrenagem, gerando empregos e renda, e beneficiando ainda a classe artística", diz a secretária de Cultura de Porto Alegre, Liliana Cardoso.
Serão mais de 120 atrações gratuitas celebrando a força da cultura gaúcha: shows musicais, dança, poesia e manifestações tradicionalistas.
Acampamento Farroupilha em Esteio
Giovani Grizotti/RBS TV
Já em Esteio, o segundo maior acampamento do estado em presença de público, as festividades iniciam no dia 19 de setembro e se estendem até o dia 27 nos pavilhões do Parque Assis Brasil, com 101 piquetes. O adiamento do início se deu para garantir a desmontagem da estrutura da Expointer.
Este ano, um dos destaques em Esteio será o show internacional da cantora uruguaia Catherine Vergnes, no dia 24 de setembro. Haverá, ainda, shows e bailes com César Oliveira & Rogério Melo, Luiz Marenco, Joca Martins, Os Fagundes, Grupo Carqueja, Tchê Guri, Os Serranos, Chiquito & Bordoneio, Karaguattá, Tchê Barbaridade e Os Garotos de Ouro.
Assim como em Porto Alegre, haverá mostra cultural, realizada pelos piquetes que participam do evento; concursos de cuca e comida campeira; e torneios de truco, bocha, futebol de bombacha e tiro com estilingue, (ou bodoque).
Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre
Carlos Macedo/ Agencia RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS