G1

Morre Babbo Américo, referência da culinária italiana em Santos, aos 89 anos


Babbo Américo morreu aos 89 anos

A Tribuna

O empresário Américo Carreira Vieira, conhecido como Babbo Américo, morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (3), mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

A Cantina Babbo Américo lamentou a morte do empresário nas redes sociais, destacando um legado de honestidade, carinho, bondade, dedicação e caridade. "Somos gratos pelo privilégio que foi viver ao lado dele, e agradecemos todo o amor e carinho que ele recebeu de todos vocês ao longo de todos esses anos".

Américo nasceu em 1º de agosto de 1936, em Portugal. Ele chegou ao Brasil aos 15 anos de idade e conseguiu o primeiro emprego como garçom na Cantina Liliana, em Santos, no litoral de São Paulo.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp

Na época, os proprietários do estabelecimento eram os italianos Liliana Gonelli e Carlo Gonelli, que decidiram voltar para a Itália após aproximadamente quatro anos à frente da cantina. O casal ofereceu o restaurante para Américo e outros dois garçons (os três abaixo na foto).

Júlio Rodriguez (à esq.), Carlos Otero e Américo Vieira (à dir.) na época em que ainda eram garçons na cantina da qual, mais tarde, se tornaram donos.

Arquivo Pessoal

Sem recursos para a compra, contaram com a ajuda de um cliente, que era gerente de banco, que viabilizou o financiamento. Liliana, a quem Américo considerava como uma mãe, aceitou ser fiadora. Assim, em 1º de julho de 1971, eles assumiram oficialmente a Cantina Liliana.

Em 2014, Américo vendeu o nome da Cantina Liliana à família de Julio Rodriguez, com quem administrava o negócio. Ele ficou com o ponto e o espaço foi rebatizado como Cantina Babbo Américo, uma homenagem ao dono e funcionário mais antigo da casa, que era presença constante no salão, circulando entre as mesas para receber os clientes.

Junto com os dois filhos, o português passou a comandar o estabelecimento. Um deles, o empresário Danilo Vieira, morreu aos 38 anos após complicações decorrentes da Covid-19, em junho de 2021.

Babbo Américo com os filhos: Américo Júnior (à esquerda) e Danilo Vieira (à esquerda)

A Tribuna

Américo sempre defendeu manter a qualidade dos pratos, usando ingredientes de primeira, mesmo que mais caros. Ele preserva receitas originais da época de Liliana e Carlo, mas também aceitava inovações para acompanhar o tempo.

Conheça uma das invenções do português, a pizza de champignon

Uma pizza de champignon, criada há mais de 50 anos, arranca suspiros e sorrisos no litoral de São Paulo. O molho, bem encorpado e levemente adoçado com conhaque, se esparrama na massa bem crocante e levinha.

O sabor conquistou e a pizza se tornou uma das mais famosas de Santos, no litoral de São Paulo. A invenção é de um português, que adora uma boa comida italiana, por isso é conhecido como Babbo Américo.

Culinária #013: Entenda a história da pizza de champignon mais famosa de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.