G1

Ney Matogrosso bota bloco na rua e leva público ao delírio na abertura do carnaval do Recife; VÍDEO


Encontro de nações de maracatu abriu programação e Marron Brasileiro recebeu Elba, Michelle Melo, Dany Myler e Conde Só Brega. Ney Matogrosso incendeia o Marco Zero do Recife na abertura carnaval

O cantor Ney Matogrosso subiu ao palco do Marco Zero, no Bairro do Recife, pouco antes das 22h, para botar o bloco na rua na abertura do carnaval da capital pernambucana. Com um espetáculo à altura da grandiosidade e da diversidade do carnaval de Pernambuco, a energia de Ney, com 50 anos de carreira comemorados em 2025, animou uma multidão que aguardava sua apresentação.

Com a presença que seduz o público desde os anos 1970, quando iniciou sua trajetória com o grupo Secos & Molhados, o artista começou com a apresentação com "Eu quero é botar meu bloco na rua", composição de Sérgio Sampaio que dá nome à sua turnê, seguida de "Jardins da Babilônia", de Rita Lee.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE

🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco

A partir daí, o artista seguiu o repertório do show, entregando clássicos como Iolanda (1970), versão de Chico Buarque para a música Yolanda, do compositor cubano Pablo Milanés, Postal de Amor, Pavão Misterioso, Já que tem, Sangue Latino e outros sucessos.

Num figurino dourado e entregando uma performance inconfundível, Ney Matogrosso fez do Marco Zero um espaço de poesia e emoção, e fez os foliões cantarem junto, num coro de alegria.

Ney Matogrosso se apresentou no Marco Zero do Recife na abertura do carnaval do Recife

Alexandre Gondim/g1

Nações de Maracatu, Marron e convidados

Se na maior parte do Brasil o carnaval ainda não começou, no Recife, a festa não só teve início como se estenderá por mais de uma semana. Marcando a largada dos shows no polo principal do Marco Zero, os foliões foram recebidos pelo Tumaraca - Encontro das Nações de Maracatu.

O encontro de maracatus abriu a noite e reuniu Voz Nagô, Lucas dos Prazeres, Chico César e O Bacnaré. Foi uma celebração à afro-brasileira.

Em seguida, subiu ao palco Marron Brasileiro, um dos homenageados do carnaval deste ano, que levou ao palco muito frevo e também o brega. O cantor chamou ao palco Michelle Melo, Dany Myler e Conde Só Brega. Juntos, eles também homenagearam o "Rei" Reginaldo Rossi, cantando "Recife Minha Cidade".

A participação foi uma antecipação do gênero musical que encerra a noite de quinta (27), com o show de Raphaela Santos, que abriu o Carnaval da cidade vizinha, Olinda.

Expectativa de 3 milhões de foliões

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), chegou ao polo acompanhado da namorada, Tábata Amaral, e do vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB). Campos convidou foliões e turistas a participarem da festa e destacou as pessoas responsáveis por fazer o carnaval acontecer.

“A gente convida todo mundo a brincar no carnaval do Recife. A gente sabe que além da festa, da cultura e do turismo, tem uma movimentação econômica muito expressiva de milhões que circulam nesse período e, principalmente, dos empregos que geram, são mais de 50 mil postos de trabalho”, afirmou.

O prefeito também brincou, ao declarar que se divide entre o trabalho e a folia, e destacou que a expectativa é de receber mais de 3 milhões de foliões.

Tumaraca - Encontro de Nações de Maracatu abriu a primeira noite de shows do carnaval do Recife na quinta (27)

Mariane Monteiro/g1

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.