Suspeitos foram presos em operação deflagrada pela delegacia de Rorainópolis, no Sul de Roraima
Polícia Civil/Divulgação
Seis pessoas, sendo quatro homens e duas mulheres, foram presas em flagrante por suspeita de integrar uma quadrilha especializada em furtos em Rorainópolis, no Sul de Roraima. Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu mais de dois mil objetos furtados, que estavam guardados em um depósito usado pelo grupo criminoso.
O grupo foi atuado em flagrante pelos crimes de organização criminosa especializada em furtos, receptação, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e associação criminosa.
O caso é investigado pela delegacia de Rorainópolis. Os presos são: duas mulheres, de 31 e 37 anos; e quatro homens, de 28, 36, 36 e 58 anos. Um sétimo suspeito, irmão de um dos presos,fugiu e é procurado.
✅ Clique aqui e siga o canal do g1 RR no WhatsApp
De acordo com o delegado titular de Rorainópolis, Rick da Silva e Silva, o grupo usava o depósito na Vila Martins Pereira, área rural do município, para esconder os produtos furtados e roubados. Depois, trocavam por drogas ou revendidos.
"Conseguimos desativar um ponto de depósito de produtos ilícitos, prender os responsáveis e recuperar mais de dois mil objetos, garantindo a devolução às vítimas e reforçando a segurança da população", informou o delegado.
Durante as investigações, o delegado identificou a estrutura da organização criminosa:
Dois homens, ambos de 36 anos, e uma mulher, de 37, eram responsáveis pelos furtos.
O taxista, de 58 anos, e outro homem, também de 36, atuavam na logística e transporte dos produtos ilícitos.
O suspeito de 28 anos, uma mulher de 31 e um terceiro suspeito que segue foragido eram encarregados do tráfico de drogas, da guarda e da comercialização dos itens furtados.
Como o grupo atuava
A investigação começou após o furto de uma loja de celulares na avenida Yandara, no bairro Portelinha. Durante as buscas, dois suspeitos foram flagrados com parte dos produtos furtados. Na casa de um deles também foram encontrados eletrônicos, televisão, documentos e uma mochila.
Segundo a polícia, os objetos eram repassados a outro integrante do grupo, apontado como responsável pelo tráfico de drogas e pela guarda dos produtos. Na casa dele, foram apreendidas porções de maconha e crack, além de eletrodomésticos, celulares e uma motocicleta.
Outro preso, um taxista de 58 anos, tinha papel estratégico na logística da quadrilha, e auxiliava na fugas, no transporte de drogas e na movimentação dos produtos furtados, segundo a Polícia Civil. Já a companheira de um dos líderes, a mulher de 31 anos, também participava do esquema.
No depósito da vila Martins Pereira, os policiais apreenderam eletroeletrônicos, roupas, documentos, armas e eletrodomésticos. Parte do material foi devolvida às vítimas, e novas restituições devem ocorrer nos próximos dias.
Todos os presos foram encaminhados para audiência de custódia, onde tiveram as prisões homologadas neste sábado (23) e convertidas em prisão preventiva. O trabalho na delegacia segue para finalizar a catalogação do material apreendido com o grupo criminoso e para prender o sétimo suspeito de integrar a organização.
Veja fotos dos objetos recuperados:
Eletrodomésticos, eletrônicos, roupas e documentos estão entre os itens apreendidos pela polícia em Rorainópolis
Polícia Civil/Divulgação
Parte dos objetos foi devolvida às vítimas; novas restituições devem ocorrer nos próximos dias, segundo a Polícia Civil
Polícia Civil/Divulgação
Arma apreendida pela polícia na operação
Polícia Civil/Divulgação
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.