Parentes de Marilha Menezes Antunes, de 28 anos, chegaram à Delegacia do Consumidor para prestar depoimento na manhã desta segunda-feira (15).
Henrique Coelho / g1
Parentes de Marilha Menezes Antunes, de 28 anos, que morreu após fazer um procedimento estético na semana passada, chegaram à Delegacia do Consumidor para prestar depoimento na manhã desta segunda-feira (15).
Todos utilizavam camisas com a foto e o nome da vítima, que sofreu uma perfuração no rim durante a hidrolipo no dorso com enxerto de glúteos, o que provocou hemorragia interna e causou sua morte.
Histórico do médico
A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do médico responsável pela cirurgia em Marilha, em um hospital-dia em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
José Emílio de Brito responde a pelo menos 10 processos na Justiça e já foi condenado por homicídio culposo em outro caso.
O médico atua como cirurgião plástico desde 1976 e acumula 14 ações judiciais, todas relacionadas a procedimentos estéticos. Em 2008, ele realizou uma lipoaspiração em uma paciente de 35 anos, que morreu após uma hemorragia interna. O médico foi condenado em 2018 a 2 anos e 4 meses de prisão por homicídio culposo, pena substituída por prestação de serviços e pagamento de indenização.
Em 2021, José Emílio foi preso por policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) após irregularidades em um consultório em Vicente de Carvalho. Na ocasião, segundo a polícia, ele tentou subornar os agentes. O processo ainda está em andamento.
Marilha Menezes Antunes, de 28 anos, morreu durante um procedimento estético
Reprodução
Interdição da clínica
Na quinta-feira (11), agentes voltaram à clínica Amacor, em Campo Grande, para concluir a interdição do centro cirúrgico, do ambulatório e da farmácia.
De acordo com as investigações, o médico captava clientes pelas redes sociais, analisando apenas fotografias enviadas por sua auxiliar de enfermagem. O contato direto com os pacientes ocorria apenas no dia da cirurgia. Além disso, segundo depoimento, ele mesmo aplicava a anestesia nos procedimentos.
Na segunda-feira, 5 cirurgias estavam agendadas na clínica. O espaço era alugado pelo médico por 12 horas.