Aviões da OTAN abatem drones russos na Polônia
Aviões da Otan abateram nesta quarta-feira (10) drones russos que invadiram o espaço aéreo da Polônia.
Um vento de tensão percorreu o céu europeu. Foi a primeira vez, desde o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, em 2022, que a Polônia acionou aviões da Otan para interceptar veículos aéreos hostis. Quatro aeroportos foram fechados, incluindo o de Varsóvia, a capital.
Um casal de aposentados conta que assistia ao noticiário na TV, quando ouviu um estrondo e sentiu um impacto no telhado. O drone abatido praticamente destruiu o último andar da casa. Outro caiu quase intacto em um campo próximo. O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, avisou o Parlamento:
“Estamos mais próximos de um confronto militar do que em qualquer momento desde a Segunda Guerra Mundial”.
A Polônia ativou o Artigo 4 do tratado da aliança militar do Ocidente, permitindo consultas com os aliados sobre medidas de segurança coletiva. O ministro da Defesa britânico, John Healey, pediu que as Forças Armadas do país avaliem opções para reforçar a defesa aérea da Polônia.
Em Berlim, o ministro da Defesa, Boris Pistorius, classificou a incursão como uma provocação deliberada contra a soberania da Polônia e contra a Otan. Os ministros italiano e francês também enfatizaram a necessidade de uma resposta coletiva.
Numa rede social, o presidente americano Donald Trump escreveu:
"A Rússia está violando o espaço aéreo da Polônia com drones? Lá vamos nós."
O Ministério da Defesa russo afirmou que suas aeronaves realizavam ataques contra instalações militares no oeste ucraniano, sem intenção de atingir o território polonês.
A Otan convocou uma reunião extraordinária para avaliar a situação. Analistas acreditam que ações como esta servem para testar a união da aliança militar sem necessariamente desencadear ataques militares diretos. Pelo sim, pelo não, nos próximos dias, os aliados olharão para o céu.
Pela primeira vez desde início da guerra na Ucrânia, Polônia aciona aviões da Otan para abater drones russos
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Polônia encontra destroços de drones russos no leste e norte do país; veja INFOGRÁFICO
Rússia nega ter enviado intencionalmente drones abatidos no espaço aéreo da Polônia
Polônia e Otan acionam caças e abatem drones russos que invadirem o espaço aéreo do país