A estudante Luciana Kelly de Castro Dionísio, do curso de Tecnologia em Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil, polo de Tianguá/CE, desenvolveu um projeto de extensão que uniu educação, inclusão e empreendedorismo.
Como parte da iniciativa Minha Terra, Nossa História, Luciana produziu o podcast “Inclusão que Transforma: Vozes do Empreendedorismo”, inspirado na 10ª Feira de Empreendedorismo de Pessoas com Deficiência e seus Familiares, realizada em Mossoró/RN.
O trabalho consistiu na realização de entrevistas presenciais com participantes da feira, registrando relatos de desafios, conquistas e histórias de superação. Entre os entrevistados estavam fundadores do evento, empreendedores locais e familiares que transformaram a inclusão em oportunidade de geração de renda.
De acordo com Luciana, que também é mãe atípica e empreendedora, o podcast fortalece o protagonismo das famílias e amplia a visibilidade da feira: “Acredito no poder da autonomia e da inclusão através da valorização das potencialidades individuais. O podcast é uma ponte entre educação, movimento e protagonismo, mostrando a força do empreendedorismo inclusivo”, afirma.
Além de divulgar a feira, a ação gerou impacto social positivo, promovendo empatia, conscientização e registrando a importância cultural e comunitária do evento.
O projeto integra o programa Boas Práticas de Extensão do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), que tem como objetivo reconhecer e compartilhar iniciativas que unem ensino, pesquisa e extensão, inspirando novas práticas acadêmicas e fortalecendo a formação cidadã.