Agenersa prorroga prazo para auto-vistoria obrigatória do gás no RJ
Quem ainda não fez a autovistoria obrigatória do gás no Rio ganhou mais tempo. A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa) prorrogou o prazo para 30 de junho de 2026.
A medida beneficia consumidores que deveriam ter concluído a inspeção em 2023 e também aqueles que tinham prazo até 31 de dezembro deste ano.
A estilista Vânia da Silva Soares, que mora no Centro do Rio, conta que não conseguiu marcar a vistoria por incompatibilidade de horários e alta demanda.
“Eu trabalho fora, moro sozinha, então os horários que as empresas ofereciam não eram compatíveis. Eles alegam que a demanda é grande e não conseguem atender todo mundo no tempo que precisa”, disse.
Segundo a Agenersa, a concessionária Naturgy descumpriu compromissos assumidos e não conseguiu oferecer serviços com preços justos e qualidade adequada.
O que é a autovistoria
Uma lei estadual obriga os consumidores a realizarem a autovistoria a cada cinco anos. O calendário varia conforme o município — na capital, há prazos diferentes por região.
Durante a inspeção, um técnico verifica se fogões e aquecedores funcionam corretamente, sem vazamentos, e se há ventilação adequada. Caso a vistoria não seja realizada, o fornecimento de gás pode ser cortado.
O serviço deve ser feito por empresas credenciadas pelo Inmetro. Em 2023, o prazo já havia sido prorrogado por conta da alta procura e da quantidade reduzida de prestadoras autorizadas.
Vânia reclama que os valores orçados para a inspeção são altos. “Já tive orçamento de até R$ 700. Eu gostaria de ter esse serviço regularizado para ter segurança em casa, mas só não aconteceu porque as empresas não estão conseguindo dar conta dos agendamentos.”
Para o engenheiro Jorge Olmar, presidente da Associação das Empresas Vistoriadoras, a prorrogação é positiva, mas precisa vir acompanhada de orientação:
“Se não tiver uma campanha sistemática para dizer que é a última chance, as pessoas vão achar que não vai acontecer nada e vão deixar para depois.”
A Naturgy informou que cumpre todas as suas obrigações e que as informações sobre calendário e empresas autorizadas estão disponíveis no site da companhia.
A empresa disse ainda que realiza ampla divulgação do calendário por meio da imprensa, redes sociais, contas de gás, e-mails, cartas e SMS enviados aos clientes das áreas que precisam realizar a inspeção.