G1

Safra 2024/25 é a maior desde 1977; produção de grãos deve superar 350 milhões de toneladas


Brasil deve colher maior safra de grãos da história

Em 2025, o Brasil deve colher a maior safra de grãos da história. O investimento em tecnologia tem aumentado a produtividade.

Nas terras do produtor rural João Luiz Giraldi, em Rio Verde, as máquinas preparam o solo para o próximo plantio. Há um mês, ele terminou a colheita do milho e a produção fechou acima da média.

"A gente sempre trabalha para cada ano melhorar e produzir mais”, afirma.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a safra 2024/2025, que terminou agora, é a maior desde 1977. A produção de grãos deve superar 350 milhões de toneladas. Com recordes na produção de soja, milho e algodão, e outras lavouras favorecidas pelo clima.

"Uma grande safra de arroz acima dos 12 milhões de toneladas e uma grande safra de feijão. Esses dois produtos que ajudam a abastecer o nosso mercado interno”, diz Edegar Pretto, presidente da Conab.

Por trás de números tão expressivos estão décadas de investimentos em pesquisas científicas voltadas ao homem do campo. Em laboratórios são desenvolvidas novas sementes, novos produtos usados nas lavouras para que elas se tornem mais resistentes às doenças e também mais produtivas. Uma empresa de pesquisa no agronegócio diz que, para se chegar à semente ideal, são necessários pelo menos 15 anos de estudos e, em média, 500 mil experimentos.

"É teste de erros e acertos. Então, você precisa continuar testando para identificar coisas que de fato vão agregar”, diz Warley Palota, gerente de marketing da BASF.

O sucesso das super-safras também está ligado às pesquisas feitas na Embrapa. Os estudos com o arroz - que já ocorrem há meio século em Goiás - resultaram em sementes mais resistentes a doenças e no aumento da produtividade.

"Essa eficiência se consagra, vamos dizer dessa forma, no campo. Produzir mais em menor tempo, consumindo a menor quantidade de insumos possíveis”, afirma Adriano Pereira de Castro, pesquisador da Embrapa Arroz.

A tecnologia avança e favore os resultados. drones pulverizam somente a área atacada por pragas, tratores automatizados, colheitadeiras gigantes e o trabalho que enche de orgulho quem se dedica a melhorar a produtividade e a qualidade das lavouras.

"Quando eu olho para camisa de alguém eu vejo que tem meu trabalho embutido ali de vários anos, então isso é muito gratificante. Então, atender essas necessidades de agora e do futuro é o que direciona a nossa pesquisa”, diz Allan Henrique da Silva, doutor em genética e melhoramento de algodão/ BASF.

Safra 2024/25 é a maior desde 1977; produção de grãos deve superar 350 milhões de toneladas

Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM

Brasil prevê safra recorde de grãos, mas quase 40% da colheita não têm onde ser estocados

Colheita de grãos bate recorde no Brasil e chega a 350 milhões de toneladas na safra 2024/25

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.