G1

Starship fez belas imagens da Terra minutos antes de pousar no mar e pegar fogo


Starship fez belas imagens da Terra minutos antes de pousar no mar e entrar em chamas

A SpaceX, empresa de foguetes de Elon Musk, realizou nesta terça-feira (26) o 10º voo de teste da Starship, considerada a nave espacial mais poderosa do mundo.

O lançamento ocorreu por volta das 20h30 (horário de Brasília), em Boca Chica, no Texas (EUA). Assim como nos voos anteriores, a missão não foi tripulada.

Ao longo da viagem, a nave registrou belas imagens da Terra antes de pousar no Oceano Índico. Ao tocar na água, ela ficou coberta por chamas, mas a SpaceX ainda não informou o que aconteceu (veja no vídeo acima).

📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça

As imagens também mostram a nave se movimentando e quase "deitando", o que permite ver as "bordas" do globo.

A empresa já tinha conseguido pousar a nave no mar em outros dois testes, realizados em junho e novembro de 2024. Nos outros três experimentos realizados em 2025, a empresa não conseguiu realizar essa manobra.

LEIA TAMBÉM:

Pouso de foguete em base da SpaceX pode baratear voos espaciais; entenda

Explosão da Starship em março prejudicou 240 voos nos EUA

Starship mostra as "bordas" da Terra durante 10ª missão.

Reprodução/Starship

Starship mostra imagens da Terra

Reprodução/SpaceX

Como foi a missão?

Pela primeira vez, a nave conseguiu lançar carga útil no espaço — oito protótipos de satélites da Starlink, braço da SpaceX no setor de internet. Na missão anterior, em maio, ela não conseguiu realizar a façanha.

A SpaceX também conseguiu fazer o pouso do foguete propulsor Super Heavy (a parte de baixo da nave) no Golfo do México e reacender um dos motores da Starship no espaço. (Veja abaixo).

Antes do lançamento desta terça, o 10º voo da maior nave do mundo tinha sido adiado duas vezes. No domingo (24), devido a um vazamento de oxigênio líquido na plataforma de lançamento, e, na segunda-feira (25), devido às condições climáticas.

A Starship vem sendo testada, sem tripulantes, desde abril de 2023. A supernave deverá ser um dos veículos da missão Artemis III, um projeto da agência aeroespacial dos EUA (Nasa) que pretende levar os primeiros humanos à Lua desde a missão Apollo 17, de 1972. O início está previsto para setembro de 2026.

Musk também pretende usar a Starship em voos a Marte, onde o homem nunca chegou.

Starship, maior nave do mundo, pousa no Oceano Índico

Robô humanoide consegue dobrar e empilhar roupas

Data centers de IA podem consumir energia equivalente à de milhões de casas

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.