G1

Taco de couve-flor, pesto e hummus: o churrasco sem carne que virou destaque em evento tradicional


Júlia Carvalho, chef prudentina, criou 'churrasco vegetariano'

Conhecido por reunir familiares e amigos, o churrasco é tradicional no Brasil entre os fãs de carne. Porém, em busca de introduzir um novo público nesse mundo, uma chef decidiu levar essa comida típica a outro público: os vegetarianos.

Nascida em Presidente Prudente (SP), Júlia Marina Balizardo Carvalho, de 35 anos, é formada em psicologia e gastronomia, disciplina na qual descobriu a paixão pelas carnes. Em seguida, especializou-se em churrasco.

Atualmente, tem mais de 245 mil seguidores nas redes sociais e mora em São Paulo. Neste ano, participou do Churrascada, onde estreou o "churrasco vegetariano", composto por opções como taco de couve-flor defumada e hummus de grão-de-bico com cenouras glaceadas, queijo de cabra e pesto.

Vegetarianos também frequentam festivais de churrasco, muitas vezes pelo ambiente e música

Arquivo pessoal

Público vegetariano

O evento completou dez anos em 2025, e Júlia já participou três vezes dele: no primeiro ano, ficou na estação de "rabada defumada"; no segundo ano, "denver defumado"; e, neste ano, teve o desafio de criar uma estação vegetariana.

"A princípio, eu achei um pouco diferente, porque é um evento de churrasco. A gente tem mais de 40 estações com cortes de carne e você ter que fazer uma estação vegetariana, ela tem que ter um brilho diferente, tem que chamar mais atenção, competir com grandes cortes e grandes pratos maravilhosos", explicou Júlia.

Os vegetarianos também frequentam festivais de churrasco, muitas vezes pelo ambiente e música. Nesse contexto, a chef decidiu fazer pratos completos, ricos em sabores e texturas, que não fossem apenas legumes grelhados ou que parecessem acompanhamentos, para atrair o público vegetariano.

Júlia também acredita que todo evento deve ter opções vegetarianas de qualidade, não apenas acompanhamentos, e, com isso, defende a criação de pratos vegetarianos com identidade e experiência gastronômica, não apenas substituições simples.

"Se eu vou fazer algum taco, eu faço um taco de couve-flor, um taco de cogumelo, para não ser só aquela comida sem graça, mas ser uma experiência legal. Por experiência e pelo meio que eu convivo, eu acho muito difícil os vegetarianos se tornarem um número maior do que as pessoas que comem carne, mas eles estão aparecendo cada vez mais, então devem ser considerados e ter sempre uma opção", ressaltou a chef.

Ainda conforme Júlia, a gastronomia é a mistura de dois tipos diferentes de culinária, no chamado fusion food. "A gente pegar ingredientes clássicos de outra cozinha, uma técnica de outro lugar e aplicar para o nosso paladar é o futuro da gastronomia", complementou.

Júlia Carvalho é chef nascida em Presidente Prudente e inovou o cenário da culinária com o churrasco vegetariano

Arquivo Pessoal/Reprodução

Paixão pelo churrasco

Ainda que a primeira graduação tenha sido psicologia, Júlia não se vê trabalhando na área. Entre pesquisas e sonhos, decidiu cursar gastronomia, e se apaixonou pelo universo de carnes. Desta forma, ela fez cursos no exterior e decidiu se especializar em churrasco.

Quando iniciou os trabalhos, em 2016, muitas pessoas desconfiavam dela, já que o ramo é predominantemente tomado por homem e poucas mulheres estavam neste segmento.

"Sofri um pouco de preconceito no começo, mas acho que, como mulher, por ter estudado muito, ter me dedicado muito, eu consegui me destacar também por fazer um excelente trabalho. Hoje, nós vemos muitas mulheres crescendo na profissão e se tornou algo mais comum", relatou a chef.

Pelo fato de o pai ser veterinário, Júlia sempre esteve no meio de feiras nacionais e internacionais. No Texas, nos Estados Unidos, ela conheceu novos cortes e técnicas que não estavam presentes no Brasil, como a defumação, e decidiu implementá-las no território nacional.

Com isso, ela se especializou em defumação e trouxe diversos pratos americanos para o Brasil.

Júlia Carvalho também faz pratos de churrasco para vegetarianos

Arquivo pessoal

Futuro profissional

Atualmente, Júlia realiza diversos eventos internacionais, nos quais leva o churrasco brasileiro para o exterior. Em um futuro próximo, a chef pretende continuar a viajar e conhecer novas culturas, levando o conhecimento adquirido para a culinária nacional.

"Eu estou sempre de olho nas tendências, no que o mundo está comendo, para tanto trazer para o Brasil as novidades, mas também levar para o mundo o nosso churrasco, que tem ganhado cada vez mais espaço", acrescentou a chef.

Por fim, a chef prudentina afirma: o "churrasco vegetariano" existe, sim!

"Muita gente fala que isso não existe, mas existe, sim. O churrasco não deixa de ser uma técnica, de ser um sabor diferente, que a gente pode adaptar para o veganismo e para o vegetarianismo, utilizando os melhores ingredientes e usando as melhores técnicas para ter um bom resultado", finalizou Júlia.

Júlia Carvalho é nascida em Presidente Prudente (SP) e inovou o cenário da culinária com o churrasco vegetariano

Arquivo pessoal

Júlia Carvalho é nascida em Presidente Prudente (SP) e inovou o cenário da culinária com o churrasco vegetariano

Arquivo pessoal

Júlia Carvalho é nascida em Presidente Prudente (SP) e inovou o cenário da culinária com o churrasco vegetariano

Arquivo pessoal

*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida

Veja mais notícias da região no g1 Presidente Prudente

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.