O evento reuniu mais de 70 voluntários e 31 instituições parceiras.
Comunicação Unimed Teresina
Era início da tarde de sábado (30), quando Dinamary da Costa Soares, de 53 anos, se dirigiu ao Parque da Cidadania. Moradora do bairro Pio XII, zona Sul de Teresina, ela soube do evento Dia C – Dia de Cooperar, promovido pela Unimed Teresina, pela rádio, e não perdeu a oportunidade de garantir atendimento. “Vim pra fazer a mamografia, já peguei a senha, tô só aguardando. Achei muito bom, porque quando a gente vai marcar, demora, e aqui foi uma chance a mais”, contou.
Assim como Dinamary, centenas de pessoas ocuparam o Parque da Cidadania para participar da sexta edição do Dia C – Dia de Cooperar em Teresina. O evento reuniu mais de 70 voluntários, 31 instituições parceiras e 23 serviços gratuitos de saúde, cidadania e lazer, transformando o espaço em um verdadeiro polo de solidariedade.
Entre as atividades oferecidas, estiveram consultas médicas, atendimentos psicológicos, exames clínicos e oftalmológicos, fisioterapia, tipagem sanguínea, exames de prevenção à saúde da mulher, além de orientações jurídicas, financeiras e de carreira. O público também teve acesso a lazer, contação de histórias, cortes de cabelo e dinâmicas educativas, compondo uma programação que atendeu a todas as idades e perfis.
O evento também contou com médicos cooperados da Unimed Teresina, que participaram de forma voluntária.
Comunicação Unimed Teresina
Para o presidente da Unimed Teresina, Dr. Newton Nunes Filho, a edição de 2025 consolidou o evento como o maior já realizado na capital.
“É com muita emoção que a gente vê a participação da população de Teresina aqui no Parque da Cidadania. Esse é o maior evento que já fizemos, com 31 parceiros e mais de 23 iniciativas. Tivemos serviços de prevenção à saúde da mulher, cortes de cabelo, orientação financeira, contação de histórias, avaliação psicológica, atendimentos médicos. E tudo gratuito. Esse é o espírito do cooperativismo: fortalecer o interesse pela comunidade e abrir oportunidades únicas de cuidado e cidadania”, afirmou.
O cooperativismo em prática
A Unimed Teresina é uma cooperativa médica formada por profissionais que acreditam na força do trabalho coletivo e nos valores do cooperativismo. Entre esses valores, existe um princípio fundamental: o interesse pela comunidade. Isso significa que o compromisso da cooperativa vai além da saúde de seus clientes, envolvendo também a missão de cuidar das pessoas, promover bem-estar e contribuir para o desenvolvimento social.
E é justamente isso que o Dia C – Dia de Cooperar representa. O movimento nasceu em Minas Gerais, em 2009, e cresceu em todo o Brasil por meio do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. A proposta é unir cooperativas, colaboradores e voluntários em ações de solidariedade, cidadania, saúde e qualidade de vida.
O presidente da OCB Piauí, Isaías Almeida, destacou a relevância da mobilização. “O Dia C mostra na prática o princípio do interesse pela comunidade. Hoje, o Piauí tem quase 90 cooperativas ativas, todas engajadas nesse movimento. É um programa que se estende por todo o estado, com exemplos em Parnaíba, Amarante e agora em Teresina. Fazemos questão de estar presentes e apoiar essa iniciativa”, afirmou Isaías Almeida, presidente da OCB Piauí.
Em Teresina, o evento ganha ainda mais significado porque também celebra o Dia do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto.
“É um momento especial para devolver à comunidade o que cada cooperativa tem de melhor. Tudo é gratuito, direcionado à população, como uma contrapartida social que complementa os serviços oferecidos diariamente pela rede pública”, destacou o superintendente executivo da Unimed Teresina, Sandro Azevedo.
Já o superintendente do Sistema Unimed Teresina, Rodrigo Oliveira, ressaltou que a ação é parte de uma rede nacional de mobilização: “O Dia C mostra a importância do cooperativismo como forma de organização capaz de gerar desenvolvimento econômico e social. E 2025 é ainda mais simbólico porque foi declarado pela ONU como o Ano Internacional do Cooperativismo”, lembrou.
Planejamento e engajamento
Foram oferecidos 23 serviços gratuitos à população.
Comunicação Unimed Teresina
A gerente de Gente e Cultura da Unimed Teresina, Dianne Morais, destacou que o evento deste ano foi fruto de um extenso planejamento. “Escolhemos o Parque da Cidadania porque é um espaço de convivência das famílias e queríamos unir atendimento de qualidade e lazer. Reunimos 32 parceiros, 23 serviços e 70 voluntários. A expectativa era de 1.200 atendimentos, mas certamente já superamos esse número. Essa corrente do bem mostra como a vontade coletiva pode transformar a sociedade”, explicou.
A coordenadora de Gente e Cultura, Kétura Cabral, complementou: “Os serviços mais procurados foram os voltados à saúde da mulher e oftalmologia. A população recebeu muito bem a proposta de usufruir de saúde, lazer e cidadania de forma gratuita”.
Voluntários que transformam
O evento também contou com médicos cooperados da Unimed Teresina, que participaram de forma voluntária. A cardiologista Luiza Magna ressaltou: “Esse é um dia para colaborar. Vim para orientar, conversar e oferecer meu serviço à população. É a responsabilidade que temos como médicos cooperados de estar próximos de quem mais precisa”.
A pediatra Silvana Neiva destacou o impacto para as famílias: “A experiência tem sido muito interessante. A iniciativa de oferecer atendimentos gratuitos é fundamental, porque muitas vezes basta uma orientação para ajudar no cuidado com as crianças”.
Entre os colaboradores voluntários, a supervisora de Promoção à Saúde, Vanessa Vieira Bacelar, participou pela primeira vez: “É muito importante a gente se doar. Muitas pessoas têm dificuldade de fazer um exame ou obter uma informação. Hoje, várias empresas se reuniram para oferecer esse tipo de serviço, e poder contribuir com isso é fantástico”, disse.
Parceiros somando forças
O Dia C - Dia de Cooperar foi realizado pela Unimed Teresina com apoio do Sistema OCB/SESCOOP-PI.
Comunicação Unimed Teresina
O impacto do Dia C só foi possível pela união das instituições parceiras, que trouxeram muita solidariedade e equipes próprias. O Sesc Piauí, por exemplo, levou sua unidade móvel de saúde da mulher. “Estamos oferecendo 20 exames de mamografia e 20 de citologia, voltados para faixas etárias específicas de rastreamento, além de atividades educativas em saúde bucal. São ações preventivas fundamentais”, explicou Eliana Mendes, gerente de Unidades Móveis do Sesc.
Já o Hospital Francisco Vilar disponibilizou consultas oftalmológicas com meta de 50 atendimentos. “Trouxemos médicos, equipamentos de refração e estamos fazendo avaliação clínica completa, com encaminhamentos quando necessário”, detalhou Anderson Reis, analista de relacionamento médico do Hospital Francisco Vilar.
A farmácia Pague Menos ofereceu aferição de pressão, glicemia e bioimpedância. “A expectativa é atender até 300 pessoas. Fazemos a triagem inicial e, se houver alteração, orientamos sobre o encaminhamento correto. É sempre um prazer estar junto da Unimed em iniciativas como essa”, comentou Katia Samara, gerente farmacêutica.
A Faculdade Estácio levou estudantes e professores para oferecer orientação jurídica e fisioterapia. “É a primeira vez que participamos e a expectativa só aumenta. Viemos com cerca de 30 pessoas para tirar dúvidas e prestar serviços diretos à comunidade”, disse Gustavo Oliveira, consultor de Relacionamento e Vendas da Estácio.
Também marcou presença o Banco de Sangue GSH, sensibilizando sobre doação de sangue. “Trouxemos tipagem sanguínea, dinâmicas e informações para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue. Cada doação pode salvar até quatro vidas, e eventos como esse nos ajudam a mobilizar novos doadores. É uma parceria fundamental para garantir que os hospitais continuem abastecidos”, afirmou Maísa Machado, do GSH Banco de Sangue de Teresina.
O Dia C - Dia de Cooperar foi realizado pela Unimed Teresina com apoio do Sistema OCB/SESCOOP-PI. Confira todos os parceiros e serviços oferecidos à população nessa corrente solidária:
GSH - Banco de Sangue de Teresina: tipagem sanguínea
UNICRED: orientação financeira
Faculdade Estácio: fisioterapia e orientação jurídica
Farmácia Pague Menos: aferição de pressão, testagem de glicemia e bioimpedância
Sicoob: orientação financeira e contação de histórias
IPOG: orientação de carreira
Águas de Teresina: bebedouro móvel, tarifa social, jogos e dinâmicas
SESC: carreta saúde da mulher com mamografia e citologia
Hospital de Olhos Francisco Vilar: orientação oftalmológica e exame de refração ocular
Dra. Silvana Neiva (Cooperada): pediatria
Dra. Luiza Magna (Cooperada): cardiologia
Psicólogas Larissa, Luena, Maria Clara, Melissa e Kelly: atendimentos psicológicos
Dra. Lana Rodrigues (Dentista): avaliação clínica bucal e orientações de higiene
Tecnort: amamentação e orientação para gestantes
SESMT Unimed Teresina: orientação sobre princípio de incêndio
Jurídico Unimed Teresina: orientação jurídica
Gente e Cultura Unimed Teresina: orientação profissional
Espaço Viver Bem Unimed Teresina: aferição de pressão, glicemia e sinais vitais
Unimed Teresina: Bike Suco e SOS Unimed
Intermed: dinâmica de saúde, roleta de brindes e carrinho de picolé
Instituto Mix: corte de cabelo, barba e maquiagem
Capivara Musical: apresentação cultural
Autoescola Destak: sorteios, descontos, roleta de brindes e educação no trânsito
Secretaria Municipal de Meio Ambiente: entrega de mudas de plantas
Clínica Gênesis
SESCOOP-PI
BLR
Ora Telecom